sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Tecnologia quantum dot - a precisão da imagem

Ponto quântico, vem do inglês quantum dot, é uma porção de matéria, cujos buracos são eletrões e está limitada em todas as três dimensões espaciais. Dizemos então que esse sistema apresenta dimensão zero. As estruturas, que confinam os portadores de cargas nas três dimensões, comportam-se como átomos artificiais, onde o potencial do núcleo é substituído pelo potencial de isolamento o que resulta numa forte quantificação dos níveis de energia.

Devido à sua pequena dimensão, essas estruturas têm propriedades

eletrónicas macroscópicas e moléculas discretas. O ponto quântico é uma estrutura pontual, de um material com uma certa abertura sobre a superfície de um outro material de maior abertura. Um ponto quântico é um cristal semicondutor com um diâmetro que mede alguns bilionésimos do metro, numa região com tamanho da ordem do comprimento de onda de Broglie dos eletrões, alguns bilionésimos do metro num semicondutor.



Devido ao isolamento, os eletrões, num ponto quântico, têm sua energia atribuída em valores discretos, como num átomo. Por essa razão, pontos quânticos são por vezes chamados átomos artificiais. Os níveis de energia podem ser controlados mudando o tamanho, a forma do ponto quântico, e a profundidade de poço de potencial.

Maria Sampaio, 6ºD
Fonte
https://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_dot

Sem comentários:

Enviar um comentário